Cuidados a ter com o ar condicionado do seu carro

Para que o ar condicionado funcione nas melhores condições agora que se aproxima o inverno e queremos andar quentinhos dentro do nosso carro, devem ser tomadas algumas medidas que garantam o bom funcionamento deste equipamento. Antes de mais, é melhor começar por explicar como funciona o ar condicionado de um carro.


Sabe como funciona o ar condicionado do seu carro?

Este é composto por 3 partes: um condensador, um compressor e um evaporador, que funcionam num sistema selado e cheio com um fluido, que vulgarmente chamamos por gás. O compressor usa o fluido em estado gasoso e comprime o gás, gerando calor. Em seguida, este é enviado para o condensador, no qual é dissipado para o exterior. Por fim, o líquido chega ao habitáculo através do evaporador, onde se expandirá, removendo assim o calor e arrefecendo o evaporador. 

Comandos do ar condicionado no novo Citroën C4


Como evitar problemas com o ar condicionado 

Assim, devem ser tomados alguns cuidados preventivos que façam o ar condicionado funcionar nas melhores condições. Um desses cuidados será ligar o ar condicionado com frequência, no mínimo 1 vez por semana, pois isto ajuda a que as tubagens e o compressor não fiquem ressequidos, preservando assim o sistema de problemas mais sérios. 

Outro dos cuidados que devemos ter será, quando deixamos o carro estacionado ao sol, não ligar de imediato o ar condicionado, pois isto requererá ao mesmo uma grande potência de funcionamento, não sendo assim benéfico para a saúde do mesmo. Nesta situação, o melhor a fazer será abrir os vidros do carro até que a temperatura interior esteja mais amena, ligando o ar condicionado apenas nesse momento. 

Comandos e grelhas de ventilação do Citroën C5 Aircross Hibrido


Manutenção do ar condicionado 

Para que este equipamento mantenha o seu bom funcionamento, é também importante realizar uma limpeza dos filtros, pois estes podem acumular sujidade e assim passar para o habitáculo maus odores, podendo mesmo chegar a causar problemas respiratórios nos ocupantes caso estes estejam expostos a esta situação durante períodos longos de tempo.
Caso veja que o ar condicionado está com problemas, poderá ser necessário proceder à recarga do gás existente. 

 Novo Citroën C4, cor laranja com fundo de cidade atrás

Cumpridos todos estes cuidados veremos que o funcionamento do ar condicionado do seu carro decorrerá de forma bem mais agradável, não só para os ocupantes do veiculo mas também para o meio ambiente. Caso queira, poderá fazer a manutenção do ar condicionado do seu carro nas oficinas SACEL, que lhe disponibilizam todo o tipo de serviços de manutenção.
x
what are you looking for?
O site SACEL - Citroën utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito