CONCEPT CARS CITROËN

Sendo um dos símbolos mais reconhecidos no mundo automóvel, o duplo chevron simboliza a Citroën desde 1919. Desde a fundação da Marca francesa, as equipas da Citroën procuraram sempre refletir sobre o futuro automóvel e foram elaborando protótipos e novas ideias que foram incorporadas nos seus veículos. Ao longo dos tempos, essas ideias foram-se traduzindo em concept cars que foram o primeiro molde para muitos dos veículos que a Marca foi lançando até aos dias de hoje. 


Citroën Karin (1980)

Em 1980, a Citroën apresentou no Salão Automóvel de Paris um veículo bastante invulgar sem perspetivas de comercialização de nome Karin, um novo concept car Citroën. 

O Karin revelou uma visão sobre a evolução do automóvel para as próximas décadas com as suas formas trapezoidais e estética piramidal. Idealizado pelo britânico Trevor Frost, apresentava um habitáculo com três lugares com o condutor posicionado no centro.



Citroën Activa 1 (1988)

No Mundial de Paris de 1988, a Citroën apresentou o Activa 1. Este protótipo introduziu a suspensão hidrativa com sistema antipatinagem que mais tarde iria a ser implementado nos modelos Citroën XM e Xantia.

Possuindo uma carroçaria encarnada, comandos futuristas e outras várias tecnologias, este modelo tem a particularidade de as portas se abrirem no sentido oposto bem como um controlo remoto que as abre em simultâneo.


Citroën Activa 1 no Museu Virtual Citroën Origins



Citroën Osmose (2000)

Em 2000, nasceu um novo conceito de veículo amigo do ambiente que emite zero emissões, dirigido para uma utilização mais consciente que permitisse uma igualdade entre condutor e peão.

Surge o Citroën Osmose, um protótipo que já antecipava tendências atuais tais como a possibilidade de reservar um veículo 100% elétrico para realizar um determinado percurso (carsharing) para além de incorporar já uma câmera traseira e ecrãs sensíveis ao toque. Tem capacidade para cinco passageiros, sendo que três estão situados à frente e dois ficam atrás e tinha incorporado um filtro solar que ajudava na regeneração do ar antes de o voltar a libertar, o que faz com que o Citroën Osmose seja um verdadeiro pulmão móvel.
Apresentação do Citroën Osmose no Centre Pompidou Paris 



Citroën C-Metisse (2006)

Os concept cars da Citroën consideram a aerodinâmica um aspeto chave e foi em 2006 que se apresentou o C-Metisse, um protótipo desportivo com estilo arrojado de linhas atrevidas, de baixo peso e consumos moderados.

Possuindo apenas duas portas, estas dispõem de um design inédito garantindo um verdadeiro espetáculo visual na abertura das mesmas. Fazem parte dos equipamentos o volante com comandos centrais fixos, faróis direcionais, caixa de 6 velocidades com comandos no volante. Também considerado como um carro amigo do ambiente, o C-Metisse une a tecnologia híbrida à criatividade, desempenho na estrada e mobilidade do futuro.   


Citroën C-Metisse



Citroën C-Buggy (2008)

Representando a visão da Marca de um veículo todo-o-terreno, o Citroën C-Buggy foi apresentado em 2008. Bastante influenciado pelo design do Citroën Méhari (o icónico carro de 1968 com grande historial na marca do duplo chevron), o C-Buggy acabou por herdar a dianteira quase definitiva do Citroën C3.

Concebido para todos os terrenos, o veículo possui uma suspensão levemente elevada bem como proteções contra todas as possíveis hostilidades da estrada. Este concept car destaca-se por possuir dois lugares, não tem portas e o seu interior é composto por uma cor verde maçã num plano que se revela bastante ousado. 
Citroën C-Buggy no Museu Virtual Citroën Origins



GTbyCitroën (2008)

Acredita em sonhos tornados realidade? Este concept car saiu do mundo virtual para a vida real. Ainda em 2008, a Citroën apresentou o GTbyCitroën fruto de uma parceria entre a Citroën e a Poliphony, empresa criadora do jogo de simulação de condução automóvel Gran Turismo 5.

As duas portas que constituem o veículo abrem-se de maneira a dar uma grande acessibilidade raramente vista neste tipo de modelos. Sendo constituído por um poderoso motor V8, espírito desportivo e aerodinamismo e repleto de equipamentos inovadores, o protótipo apresenta-se com um design agressivo, poderoso e robusto. Foram produzidas apenas 6 unidades com valores de venda a preços exorbitantes.
GTBYCITROËN



Citroën Revolte (2010)

De maneira a romper alguns preconceitos para com os veículos elétricos, foi apresentado em 2010 o concept car Citroën Revolte, uma aposta atrevida da Marca em veículos elétricos plug-in e híbridos.

Este protótipo é um exemplo de um pequeno citadino ultra requintado, tendo o seu design sido inspirado num dos seus antepassados mais ilustres (o 2 CV). Com um habitáculo composto por três lugares, o Revolte beneficia de uma arquitectura nunca antes explorada.

Herético e luxuoso, com dimensões reduzidas, linhas e lados esculpidos, o Citroën Revolte demonstra-se ousado no seu estilo único.
Citroën Revolte



Citroën Survolt (2010)

Ainda decorria o ano de 2010 quando a Citroën apresentou o concept car Citroën Survolt, um protótipo 100% elétrico que alia a extravagância e glamour ao poder e dinamismo da competição automóvel.

O seu habitáculo parece saído de um filme de ficção, bastante luminoso o que dá uma maior sensação de espaço contradizendo o que é habitual nos desportivos de hoje em dia.

Caracterizado como um coupé baixo, agressivo de dimensões compactas, o Citroën Survolt apresenta uma personalidade forte que permite conjugar o desportivismo e a performance com o respeito pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável.



Citroën Survolt



Citroën Tubik (2011)

Em 2011, a Citroën apresentou o concept car Citroën Tubik que foi inspirado no Citroën Type H de 1948, este protótipo foi idealizado para devorar quilómetros em total conforto.

Podendo transportar até 9 passageiros, o Citroën Tubik assemelha-se às antigas caravanas que se usavam para viajar. É constituída por um vidro panorâmico sem cor que dá acesso ao habitáculo enquanto que a porta do condutor se abre num movimento élitro, libertando todo o lado direito do habitáculo através de um movimento circular. 

Adoptando tecnologias como a Hybrid4 e a suspensão hidractiva, este protótipo consegue um nível de emissões CO2 equivalente ao de uma berlina clássica. 
Citroën Tubik



Citroën Cactus M (2015)

Em 2015, foi apresentado o Cactus M, um concept car que transmitia valores de conforto, bem-estar e lazer, como também liberdade e evasão.

Tal como acontecera com o protótipo C-Buggy, o concept car Cactus M é uma reinterpretação contemporânea do Citroën Méhari. Apresenta-se com um visual robusto, com a carroçaria elevada e sem tejadilho, um concept ideal para planos para o ar livre.  

O C-Buggy, Tubik e Cactus M são alguns exemplos que alcançam a máxima expressão no SpaceTour Riper Ripp Concept, uma caravana que apesar de ser compacta é bastante sólida e extraordinariamente prática.
Citroën Cactus M em Cascais



CXperience Concept (2016)

Em 2016, foi revelado no Salão Mundial do Automóvel em Paris o CXperience Concept, um protótipo diferente que não segue as habituais normas e que reinventa as linhas da berlina topo de gama.  

Com um formato "achatado", as suas linhas distintas acentuam a largura do veículo e o seu interior de cor amarelada dá ao veículo um ambiente bastante iluminado e transmite a sensação de alegria e bem-estar.   

Com umas linhas aerodinâmicas que reinventam os códigos da berlina topo de gama, o CXperience Concept une velocidade, potência e prazer da condução num ambiente luminoso e confortável.
CXperience Concept



Citroën AMI One Concept 2019 (2019)

O Citroën AMI One Concept 2019 foi apresentado no Salão de Genebra desse mesmo ano. A Marca revela então a sua visão de mobilidade urbana, decidindo torná-la acessível para todos.

Tratando-se de um veículo 100% elétrico, este protótipo beneficia de um design compacto, colorido e personalizável, sendo muito fácil de utilizar de forma prática e confortável. Defende a liberdade de movimentos e todo o potencial para se tornar um ícone urbano.

O AMI One Concept de 2019 foi o concept car do mais recente lançamento da Marca, o Citroën AMI 100% Ëlectric que oferece uma nova alternativa de mobilidade urbana apostando no carsharing, condução autónoma e na conectividade.


Citroën AMI ONE CONCEPT



Citroën 19-19 Concept (2019)

Por fim, o 19-19 Concept foi apresentado em maio de 2019 na exposição VivaTech, em Paris. Este protótipo exprimiu-se como sendo uma visão da marca para a autonomia e para a mobilidade extraurbana.

Com uma autonomia de 800 quilómetros, suspensão inovadora e design aerodinâmico e radical que mais se parece com uma nave espacial, o Citroën 19-19 Concept destina-se às viagens e deslocações mais longas em grande conforto.

O Citroën 19-19 Concept é um objeto high-tech com um design espetacular e tem em conta uma visão onde predomina a autonomia, conforto e performance para celebrar o centenário da Marca.
Citroën 19-19

Considerada uma Marca que sempre se demonstrou moderna, atual e dirigida para o futuro, a Citroën recorreu aos concept cars para transmitir ideias nos novos tipos de veículos e formas de utilização do automóvel de maneira a partilhar a filosofia da Marca: modernidade, conforto e a tecnologia.
x
what are you looking for?
O site SACEL - Citroën utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito