Vantagens de escolher um Híbrido

Casualmente falando, os carros híbridos são automóveis constituídos por dois tipos de motores: um a combustão (diesel ou gasolina) e um elétrico. Adorados por uns e odiados por outros, o mercado dos automóveis híbridos tem crescido a bom ritmo e as primeiras versões lançadas evoluíram o que resultou numa maior oferta destes veículos para as necessidades de cada condutor.  


Tipos de carros “Híbridos”

“Full Hybrid”- denominados como os híbridos convencionais, são constituídos por uma tecnologia mais antiga uma vez que foram os primeiros automóveis a ser apresentados. A sua construção é constituída por 2 motores (um elétrico e um convencional) sendo que o motor elétrico não funciona de forma autónoma e necessita de ser carregado quando o motor em combustão se encontra a funcionar. Desta forma, o motor elétrico surge apenas para trabalhar como suporte ao motor a combustão, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases poluentes.

Híbridos “Plug-In”- tal como os “Full Hybrid”, são constituídos também por um motor elétrico e um a combustão, mas este tipo de tecnologia já permite que o motor elétrico funcione de forma autónoma do motor a combustão. Nos híbridos “Plug-In”, o motor elétrico pode ser alimentado externamente através de um carregador/wallbox fornecendo autonomia ao veículo (autonomia que é mais reduzida quando comparada com a de um automóvel totalmente elétrico). Tal como nos veículos elétricos, a bateria é regenerada através de travagem ou desaceleração (numa percentagem residual).

MHEV “Mild Hybrid Electric Vehicles”- denominados também de “micro-híbridos”, nestes automóveis o motor elétrico ocupa um espaço bastante inferior quando comparado com os restantes automóveis híbridos. Estão equipados com um motor de combustão e um motor elétrico de 48V e esta tecnologia permite que nas baixas velocidades ou quando parado, o motor tradicional possa desligar-se tendo o motor elétrico como suporte. Tal como os “Full Hybrid”, os MHEV não podem ser carregados através de um carregador externo. Os MEHV não podem circular sem o motor a combustão em funcionamento.






Traseira Citroën C5 Aircross Híbrido

Principais Vantagens

A primeira vantagem é, obviamente, a redução de custos com combustíveis, sendo a redução maior/menor de acordo com o modelo e tecnologia escolhida.

A segunda vantagem são os benefícios relacionados com a pegada ecológica destes carros. Como tal, encontram-se elegíveis para algumas medidas do programa da fiscalidade verde que beneficia o uso de automóveis mais amigos do ambiente e penaliza os carros mais poluentes.

Os incentivos na aquisição deste tipo de carro existem tanto para pessoas singulares como coletivas/empresas.


Que tipo de híbrido devo escolher?  

Existem diferentes apoios para as diferentes tecnologias híbridas, no entanto, os híbridos “Plug-In” são listados como sendo aqueles que trazem mais vantagens e incentivos:

1- Redução do IUC
2- Isenção e redução do ISV
3- Dedução do IVA
4- Depreciações
5- Dedução do IVA nos custos com a eletricidade
6- Vantagens Ambientais
Citroën C5 Aircross Híbrido

Se ficou interessado nos veículos "Plug-In", o Citroën C5 Aircross Híbrido é o 1º modelo híbrido Plug-in da Citroën. Um SUV silencioso que carrega em menos de 2 horas e tem opção de agendamento de carga e autonomia de 50km em modo 100% Eléctrico.

x
what are you looking for?
O site SACEL - Citroën utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito